Exposição colaborativa “Aguas das Américas” exibe fotos de dois importantes rios e faz parte do VI Seminário Nacional Filosofia e Natureza


As fotografias ficarão expostas no hall da Reitoria da UFS entre os dias 20/03 e12/04

Exposição "Águas das Américas" segue no hall da reitoria até o dia 12 de abril. Fotografia: Charlotte Borges. 
A rede de pesca resguardando os olhares dos moradores que experimentam as vivências às margens do São Francisco é um convite para a Exposição Colaborativa “Aguas das Américas”, que traz como proposta a reflexão visual através de fotografias de dois importante rios: o Saint Laurent, que fica no Canadá, e o São Francisco, localizado no Brasil.
A exposição, que foi montada no hall da Reitoria da UFS, no campus de São Cristóvão, ficará aberta entre os dias 20 de março e 12 de abril e faz parte da programação do VI Seminário Nacional Filosofia e Natureza, que tem como tema deste ano “Técnica, natureza e ética socioambiental no uso das águas”.

Professores Evaldo Becker, Michele Becker e Raymond Corriveau no lançamento da exposição. Fotografia: Charlotte Gomes.
Com fotografias de Raymond Corriveau, professor associado da Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), Evaldo Becker, professor do Departamento de Filosofia da UFS e Michele Becker, jornalista e pesquisadora na área de comunicação ambiental, além de imagens feitas e resgatadas dos arquivos pessoais de moradores de comunidades indígenas e quilombolas, a exposição conduz o visitante em uma narrativa visual que mescla os olhares dos pesquisadores e moradores com fragmentos reflexivos sobre o uso da água e relação do homem com o ambiente.

Segundo Michele Becker a exposição nasceu de uma amizade entre ela, Evaldo e Corriveau, que nutriam o amor em comum pela fotografia e pelas águas. “Descobrimos que tínhamos muitas afinidades e uma delas era esse olhar para a fotografia”, conta. “Como tivemos a felicidade de trazer o Corriveau para a abertura desse Seminário, aproveitamos o gosto em comum para realizar essa atividade cultural”.

As imagens, que exibem em sua maioria os rios Saint Laurent, no Canadá, e São Francisco, no Brasil, foram feitas entre os anos de 1979 e 2019, demarcando traços temporais dos olhares dos pesquisadores sobre a natureza que entorna esses espaços.

Lançamentos de livros

Também no hall da Reitoria, hoje, 20, aconteceu os lançamentos de dois livros: “Moral, Ciência e História no Pensamento Moderno”, organizado por Saulo Henrique, Marcelo de Sant’anna e Evaldo Becker, professores da área de Filosofia na UFS, e lançado pela Editora UFS, e “Técnica, Natureza e Ética Socioambiental”, organizado por Evaldo Becker, Michele Becker e Silvia Maria Santos, pesquisadores do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFS, publicado pela Discurso Editorial.


Para Saulo Henrique, organizador de um dos livros, as publicações são maneiras de expor o conhecimento produzido e internacionalizar as pesquisas desenvolvidas na universidade. “O objetivo do Moral, Ciência e História no Pensamento Moderno é tratar dessas questões no âmbito internacional e contamos com autores e pesquisadores do mundo inteiro. É um livro para internacionalizar as pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia”, afirma.

Por: Ronaldo Gomes