Universidade Federal de Sergipe sedia VI Seminário Nacional Filosofia e Natureza

Mesa Temática: Comunidades Tradicionais e o acesso a água no Baixo São Francisco. Fotografia: Fátima Cristine


Acontece entre os dias 20 e 22 de março, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão, o VI Seminário Nacional Filosofia e Natureza. O tema deste ano é "Técnica, natureza e ética socioambiental no uso das águas". A programação conta com convidados regionais, nacionais e internacionais.

A primeira mesa temática do seminário, prevista para as 13h30min, aborda o tema: “Comunidades tradicionais e o acesso a água no Baixo São Francisco”. Com a mediação da professora Dra. Michele Amorim Becker (UFS), fizeram apresentações a representante da comunidade quilombola da Resina (Brejo Grande-SE), Maria Aparecida Xavier, a vereadora de Brejo Grande-SE, Juciana Gomes dos Santos, a representante da comunidade indígena Xokó, Karine Santos e da ex-Deputada da Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Ana Lúcia Menezes.

A segunda mesa traz o tema: “Do direito à justiça ambiental no uso das águas”. Representantes do Ministério Público de Sergipe, da Justiça Federal e da pesquisa em direito ambiental apresentarão o debate que será mediado pelo professor Evaldo Becker (UFS).

A conferência de abertura está prevista para acontecer às 19h, no auditório da reitoria, com mediação do professor Evaldo Becker (UFS) e com o professor Raymond Corriveau (UQTR/Canadá). Ainda hoje, 20, será feita a abertura da Exposição Colaborativa Bilíngue “Água das Américas”, no hall da reitoria, que permanece até o dia 12 de abril. Além disso, será feito o lançamento do livro “Técnica, natureza e ética socioambiental” com os textos enviados pelos conferencistas.

“Apesar do evento ser o VI seminário nacional de Filosofia e Natureza, a gente conta também com a participação de convidados estrangeiros, o professor Reymond Corriveau e a  ex-chefe de segurança das águas do Governo Uruguaio, Carmem Sosa”, afirma um dos organizadores do evento, o professor Evaldo Becker, que diz estar muito feliz com o resultado do evento “que foi pensado há bastante tempo e que a gente escolheu o tema ‘técnica, natureza e ética socioambiental no uso das águas’ justamente para focar um pouco mais na relação do homem com a natureza, em específico com a questão das águas”, completa.

Dia 21 de março

Amanhã, 21, a programação se inicia às 9h da manhã com as sessões de comunicação e exposição de trabalhos nos auditórios da Adufs, da Geografia e da Filosofia. A terceira mesa temática "Filosofia e Natureza", acontece às 14h, com a presença dos professores Mauro Dela Bandera Arco Jr. (USP), Ronei Clécio Mocellin (UFPR), Givaldo Barbosa (IFS) e Antônio Carlos dos Santos (UFS). A quarta mesa temática "Ética socioambiental e comunidades tradicionais", se inicia na sequência com as presenças das professoras Karen Gomes Shiratori (USP), Patrícia Morais (UFPB), Rita Simone Liberato (FANESE) e Michele Amorim Becker (UFS), no auditório da reitoria. Ainda no auditório da reitoria, às 19h, acontecem as conferências com os professores da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Paulo Pimenta e Maria das Graças Souza, mediada pelo professor Antônio Carlos dos Santos (UFS).

Dia 22 de março

Na sexta feira, 22, as sessões de comunicação têm início ás 9h. A mesa temática cinco, acontece à partir das 14h, com o tema “Ensino de Ciências Ambientais”, com a participação dos professores da UFS, Saulo Henrique Souza Silva, Rosana Batista Oliveira e Shiziele de Oliveira Shimada. Às 16h, a sexta mesa temática traz o tema “Ética, técnica e natureza” com as professoras da UFS Sonia Aguiar, Silvia Maria Santos Matos e Edilene Leal e a professora da Universidade Metodista/Faculdade Paulus, Cilene Victor.

As conferências de encerramento do evento, no dia 22 de março, que também é comemorado o Dia Mundial da água, contará com a antiga chefe de segurança das águas do Uruguai, Carmem Sosa, com o professor Cristiano Ramalho (UFPE) e com o professor Evaldo Becker (UFS).

Por: Marília Souza